06-08 2015

Eu tenho lido: Navegue a Lágrima

por Cris Lavratti

Crônica para o Portal Eu Tenho Visto

Navegue a Lágrima, o novo romance da escritora Letícia Wierzchowski, é uma obra delicada. As relações humanas, no âmago mais profundo dos sentimentos, do amor enquanto laço, as escolhas, o tempo, com todas as nuances que dele fazem parte, estão presentes e vivos, como se fosse a nossa própria casa.

Letícia tem essa capacidade linda e que a torna uma das minhas escritoras favoritas. A forma como descreve as cenas, o psicológico dos personagens e os entremeios, pertencem somente a ela. Para quem acompanha seus trabalhos, e olha que já são 13 romances ao todo e vários livros infantis, percebe, além da evolução da autora enquanto romancista, uma assinatura marcante. É fácil identificar um livro da Letícia. Ela já alcançou esse patamar e ele é reconfortante para nós, leitores.

O é narrado por Heloísa, uma editora que após passar por uma tragédia pessoal, resolve morar em um balneário no Uruguai e se manter no isolamento. A casa que ela compra pertenceu aos Berman: Laura, uma escritora consagrada, Leon, seu marido, um apaixonado pelas letras e pelas artes e seus dois filhos. Heloísa conhece a literatura de Laura e sempre a acompanhou, inclusive a conheceu pessoalmente, nos seus primeiros anos de trabalho em uma editora

Até aí tudo bem. Mas tem muito mais. A vida dessas duas mulheres se entrelaça de tal forma, que as lembranças deixadas na casa, memórias do casal apaixonado, tomam forma e saltam inteiros daquelas paredes para a o dia a dia de Heloísa, como que em 3D. Ela observa os Berman e ama os Berman. Tem a nítida sensação que os conhecesse como ninguém, tanto o íntimo de Laura, como o íntimo de Leon. Eles a fazem companhia. Contagiada e entusiasmada, decide escrever essa história. E são essas linhas tramadas com todo o coração, que a salvam dela mesma.

A mensagem linda que para mim ficou, refere-se ao amor e todas as peculiaridades que dele fazem parte. Num trecho do livro, Heloísa nos conta:

“O amor tem muitas qualidades, muitos disfarces,

o amor é engenhoso e landino…”

Vocês já podem imaginar o que vão encontrar pela frente! A mim, só resta dizer que é fascinante.

capa_livro_etv_02072015

Navegue a Lágrima

Letícia Wierzchowski

Editora Intrínseca

Investimento R$ 34,90

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *