26-04 2015

Eu tenho lido: O Cavaleiro Preso na Armadura

por Cris Lavratti

Dica publicada na minha coluna no portal Eu Tenho Visto

A dica de livro desta semana é uma obra de leitura fácil, tanto pelo entendimento quanto pela narrativa. É pegar e ler, não tem erro, mas tem muito fundamento. Quando este livro chegou em minha casa, pelas mãos do meu marido, eu me apeguei ao título na hora: “O Cavaleiro Preso na Armadura – Uma fábula para quem busca a trilha da verdade”. Instigante, no mínimo.

Ainda sem ler, divaguei acerca das nossas próprias armaduras e o quanto elas nos deixam duros, inertes, fechados para as oportunidades de leveza que aparecem. O quanto as nossas máscaras nos afastam de nossa essência, de nosso coração. O quanto não nos adaptamos e somos rocha ao invés de bambu. Deixamos a flexibilidade de lado inúmeras vezes para dar vazão a nossa posição e punto final.

Foi então que abri o livro e me entreguei a história escrita por Robert Fischer. E realmente, ele criou um paralelo muito interessante sobre a armadura, como uma ferramenta que esconde a dificuldade que temos em nos mostrar exatamente como somos. “O homem desta fábula acaba sem querer se distanciando das pessoas que ama e perdendo sua verdadeira identidade”, já diz a orelha do livro.

O cavaleiro, quando percebe que não consegue mais livrar-se da armadura, parte em busca de si mesmo através da Trilha da Verdade, do autoconhecimento. Nesta Trilha, ele passa pelo Caminho da Verdade, pelo Castelo do Silêncio, do Conhecimento, da Vontade e da Ousadia, até chegar ao Vértice da Verdade.

Uma fábula que, por mais simples que seja sua forma de expressão, “toca” fundo na alma. Talvez seja para percebermos que não precisamos de receitas mirabolantes para nos aceitarmos como somos. Somente precisamos ser e pronto. Porque a grande verdade disso tudo é que somos especiais do nosso jeito, o olhar do outro é só o olhar do outro, o que importa é o que carregamos do lado de dentro.

 

capalivro_ocavaleiro

Serviço:

O CAVALEIRO PRESO NA ARMADURA

Autor: FISHER, ROBERT

Idioma: PORTUGUÊS

Editora: RECORD

Assunto: Autoajuda

Edição: 1

Ano: 2001

Preço de capa: R$ 30,00

Anterior

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *