04-07 2016

Eu tenho lido “O tempo entre costuras”

por Cris Lavratti

Findar um livro é um processo de desapego. Por um período vivemos e convivemos com seus personagens e histórias. Sentimos na pele seus medos, suas conquistas. Cada passo dado em direção a um futuro incerto, assim como em nossas próprias vidas, que por vezes confundem-se.

Alguns autores carregam em si uma capacidade única de envolvimento e cadência que permeiam um limite tênue entre o que é real e o que é ficção. Minha mais nova conquista literária, saiu das mãos e da mente de uma escritora espanhola peculiar: María Dueñas. Em 2009, lançou sua primeira novela: O tempo entre costuras, minha companhia no último mês. Desde então, já escreveu mais duas obras que ainda não tive o prazer de ler. Os títulos em português são: A melhor história está por vir (2009) e A Temperança (2015). Ambos sucessos de venda.

Mas vim aqui, indicar além da escritora, o livro que acabei de ler. O tempo entre costuras conta a história de uma humilde costureira, Sira Quiroga e os entremeios e reviravoltas que sua vida dá, após apaixonar-se por um sedutor daqueles que sugam toda a essência de suas amantes, como se necessitassem da energia vital que possuem e depois, quando acercam-se de um novo deslumbre, trocam o alvo e passam a corromper nova vítima.

Ramiro era um sedutor daqueles de tirar o fôlego. Um amante como poucos. Um homem com armas próprias. Um abutre, no final das contas. Ele a ama intensamente e com a mesma intensidade perde o interesse.

Só que foi a partir dele e de um poço tão fundo no qual se perdeu, que Sira renasce e enfrenta além da Guerra Civil Espanhola e da Segunda Guerra, suas próprias batalhas internas. De simples costureira na Madri dos anos 30, acaba no Marrocos, entre Tânger e Tetuán, com todo o exotismo que ronda estas duas cidades, o povo, as cores, os odores e o por vir, que só será desvendado pelo leitor, ao abrir as páginas de O tempo entre costuras, uma leitura impecável, envolvente e uma escrita repleta de detalhes que dão força para está viagem. Creiam-me, é ouro em forma de palavras.

capalivro
Serviço:
O tempo entre costuras
María Dueñas
Editora Planeta
474 páginas
Valor de capa: R$ 44,90

Próximo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *