04-12 2016

Observar e Absorver

por Cris Lavratti

Em tempos de despertar de consciência, surgiu na minha frente o documentário “Observar e Absorver”, que rola no Youtube, sobre a vida do filósofo de rua: Eduardo Marinho. Um homem que vem de uma família com excelente condição financeira e descobriu no decorrer do caminho que precisava de muito mais. O que vibrava em seu coração era descobrir a verdadeira condição humana daquele que tem a real consciência de si e a partir disso, do mundo a sua volta.

Para tanto, precisou despir-se de tudo que pesa, de tudo que não fazia parte dele como indivíduo e sim do desejo de uma sociedade que exige a permanência do nome, do status, do material. Ele foi em busca do imaterial. A ambição dele era outra, no filme ele diz:

“Eu sou extremamente ambicioso. Eu sou ambicioso de uma forma que ninguém pode conceber. Porque dinheiro, conforto, estabilidade, luxo, pra mim é pouco, eu quero mais. Eu quero tudo que eu puder levar dessa vida”.

O filme é uma delícia de assistir, a voz do Eduardo é cadenciada, a gente não perde o interesse e o conteúdo é muito interessante, porque nos coloca pra pensar acerca do mundo, do nosso mundo. De dentro pra fora.

Vale a pena assistir e sair da “caixa” e isso não significa que eu ou você teremos que fazer igual a ele, mas sim que precisamos urgentemente ter a consciência de que a nossa atitude perante o TODO pode ser transformada. É preciso vencer as barreiras dos preconceitos e deslizar como que voando por toda a beleza que esse planeta nos oferece. A beleza da consciência.

Aqui me despeço com uma frase de Osho, extraída do livro “Moral, Imoral, Amoral” e que tem tudo a ver com essa transformação:

“Não defendo que se cultive a moralidade, mas que as pessoas se tornem mais conscientes, de modo que sejam morais. Esta moralidade terá um sabor totalmente diferente. Será espontânea, não será pré-fabricada”.

Segue o vídeo:

 

Crônica publicada no portal Eu Tenho Visto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *