26-04 2015

Somos humanidade para TEDx Laçador 2014

por Cris Lavratti

Este texto foi feito para abertura do TEDx Laçador 2014, que aconteceu em Porto Alegre.

Humanidade, no dicionário, significa conjunto de todos os homens. Então, partimos do princípio que somos parte do todo. Cada indivíduo que habita neste planeta, é parte de algo muito maior.

Nosso mundo particular, nosso corpo, nossa mente, estão conectados com outros milhões de mundos, outras milhares de pessoas. O poeta Vinícius de Moraes canta que “é impossível ser feliz sozinho”. Talvez, por conhecer mais profundamente a alma humana, ele já adiantou, no século passado, que de fato, nunca estamos sozinhos.

Por mais que eu esteja no monte mais alto ou no meu próprio quarto, sem outras pessoas para conversar, trocar ideias, a minha mente não para. Quando leio, quando ouço uma música, quando penso e até mesmo quando durmo, estarei conectada com alguém, de alguma forma, não estarei completamente sozinha.

Somos, sim, parte de tudo que acontece neste mundo.

Por outro lado, ainda no dicionário, a palavra humanidade pode ser usada como adjetivo, que significa benevolência, clemência. Fazer o bem, simplesmente.

Benevolência é uma palavra linda, inteira, ela não exclui, ela agrega, contagia. É a bondade na pureza, no gesto de caridade, na benquerença. Muito mais que um estado de espírito, é ação que modifica, que transforma, que traz maior leveza ao mundo.

“Somos humanidade” é a complexidade de tudo isso, da forma mais simples possível. Se somos parte do todo, somos capazes de mudar o mundo. Se somos parte do todo e somos pessoas de bem, não deixaremos que o mundo nos devore no pessimismo, na atrocidade. Com a força que nos cabe, seremos a paz que devolve ao homem a coragem de viver. Seremos humanos de verdade, seja numa palavra, seja numa mão estendida, seja numa curva. Saberemos a nossa força, a força da benevolência. A força da gratidão. A força da ação.

Somos humanidade porque acreditamos nesse poder que pulsa na alma de cada ser humano. Acreditamos e estimulamos com o movimento do bem, através de histórias reais e emocionantes. O TEDx Laçador é só o começo de uma jornada que se renova a cada ano. Nosso objetivo é mostrar que é possível viver em um mundo muito melhor e compartilhá-lo com o maior número de pessoas. Obrigada. -

À SABER:

No último final de semana, vivi uma experiência incrível. É impressionante como a cada TEDxLaçador, eu fico mais apaixonada pelo evento, pelas pessoas que fazem ele acontecer, pela ideia e pelo conceito. Para quem não sabe os TEDx são eventos TED organizados de forma independente.

Tá e aí? O que é tudo isso afinal?

O TED é uma organização sem fins lucrativos com o espírito de promover ideias que merecem ser espalhadas. Começando com uma conferência de quatro dias na Califórnia há 26 anos, o TED cresceu para apoiar ideias que mudam o mundo através de múltiplas iniciativas. No TED, pensadores e realizadores de todo o mundo são convidados a darem a melhor palestra de suas vidas em 18 minutos. Essas apresentações são disponibilizadas gratuitamente no site do TED.com. Entre os palestrantes que já falaram no TED estão Bill Gates, Jane Goodall, Elizabeth Gilbert, Sir Richard Branson, Benoit Mandelbrot, Philippe Starck, Ngozi Okonjo-Iweala, Isabel Allende e o ex-primeiro-ministro britânico Gordon Brown.

O TEDx é um programa de eventos locais e organizados de maneira independente, que reúne pessoas para compartilhar uma experiência como a de uma conferência do TED. Em um evento do TEDx, há uma combinação de TEDTalks e palestrantes para gerar discussões profundas e conexões em um grupo pequeno. Esses eventos locais e organizados de maneira independente levam a marca TEDx, onde x = independently organized TED event (evento do TED organizado de maneira independente).

Ok! Agora que você já sabe, vou contar sobre o TEDxLaçador, que acontece na cidade de Porto Alegre, anualmente, desde 2011. O tema deste ano foi: SOMOS HUMANIDADE. Propício, você não acha? Pois então, a licenciada aqui da capital, Ana Goelzer, tem um dom nato, o de costurar histórias umas nas outras e para isso leva com total seriedade a seleção dos palestrantes e, claro, o treinamento dos caras é especial, para que se consiga criar a melhor forma de contar a história de cada um, além da decisão do momento ideal deles entrarem em cena.

Neste ano, me senti privilegiada, fui convidada para treinar um dos palestrantes, o Roberto Junior Torres, o que foi um baita desafio, além de escrever o texto de abertura do evento, para compor o material de divulgação entregue para todos os participantes, mais de quinhentas pessoas. Foi sensacional.

Depois de um evento desses, saímos modificados de alguma forma, tocados pelas experiências do outro e com a certeza de que as coisas tem jeito nesse mundo, que tem uma cambada de gente fazendo a diferença, disseminando o bem, boas atitudes, bons pensamentos e ações positivas pelo mundo afora.

Para saber um pouco mais dos palestrantes acessa o site – www.tedxlacador.com. Mas agora, uma palhinha: Sam Richards, Sônia Rodrigues, Dan Goodwin, David Cavallo, Roberto Júnior Torres, Thedy Correa, Juliana Jacques da Costa Monguilhott, Daniela Sallet, Clélio de Paula, Ana Livi, Adriano Gambarini, Boris Henningsen, Jimmy Mcmanis e muito mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *