06-10 2014

Eu tenho lido: A Invenção das Asas

por Cris Lavratti

Dica publicada na minha coluna no portal Eu Tenho Visto

Hoje vou falar de um romance, com um nome que é pura poesia: A INVENÇÃO DAS ASAS, de Sue Monk Kidd. Um livro forte, denso, mas com uma prosa tão bela, que é sentida desde as primeiras páginas e que permanece em toda a obra, traço forte da autora, pelo menos neste livro.

Sue constrói uma ponte entre a realidade e a ficção, o livro é inspirado na história real de Sarah e Angelina Grimké, duas irmãs que levantaram a bandeira da abolição da escravatura e da luta pelos direitos da mulher, na primeira metade do século XIX.

Para dar vida ao livro, ela cria Encrenca, um personagem fictício, mas que completa a história de Sarah com tamanha perfeição, tornando a obra inteira.

Encrenca é escrava e é dada de presente de aniversário para Sarah, filha de uma família escravocrata, do Sul dos EUA, quando ela completa oito anos. Encrenca tem a mesma idade. Elas criam nessa convivência uma amizade que perdura durante toda a vida. E é no desenrolar da história dessas duas mulheres que o livro acontece.

A INVENÇÃO DAS ASAS traz a assinatura da liberdade. A liberdade que carregamos dentro da gente, no coração. A liberdade que prisão nenhuma pode acabar. Nosso pensamento é livre e independe de onde nosso corpo está ou em que situação ele se encontra.

Sarah e Encrenca aprendem uma com a outra a vencer seus medos, suas fraquezas e criar asas para ir muito além da onde os olhos conseguem ver, além das regras frágeis da sociedade, da maldade, da intransigência dos homens.

É um daqueles livros que vale a pena ter na cabeceira, para ler mais de uma vez. A INVENÇÃO DAS ASAS é indicado pelo Clube do Livro da Oprah de 2014.

capa a invençao das asas

Serviço:

A INVENÇÃO DAS ASAS

Sue Monk Kidd

Editora Paralela

Preço de capa: R$ 25,40

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *