06-10 2014

Eu tenho lido: A Vida Sexual da Mulher Feia

por Cris Lavratti

Dica publicada na minha coluna no portal Eu Tenho Visto

“Eu sou aquela que quando cruza a sala a caminho da xerox ou levanta para pegar café na garrafa térmica, ouve dois colegas do escritório falando em voz supostamente baixa:

– Entre a Ju e a morte, quem você escolheria?”

A vida sexual da mulher feia, da escritora gaúcha Cláudia Tajes, lançado em 2005, é um achado. Cláudia, carrega um humor incrível em tudo que escreve, sabe aquele humor irônico, inteligente, sem nenhuma vergonha de se mostrar, aquele humor escancarado, dramático e muito envolvente? Ela tem!

Quem acompanha a carreira sabe do que eu estou falando, até mesmo pela coluna dos domingos no Caderno Donna, no jornal Zero Hora. Ela fala tudo mesmo e eu adoro, há quem não goste, mas convenhamos, quem nesse mundo já conseguiu agradar a todos? Eu nunca.

O livro conta a vida de Ju, Jucianara, uma menina feia, como ela mesma diz, não muito feia, porque até as muito feias têm seus encantos. Ju é simplesmente feia e para ela isto tem uma finalidade científica, ela estuda a sexualidade da mulher feia, assunto que, até onde se lembra, jamais foi abordado pelas revistas femininas, pelos programas para dona de casa no meio da tarde e pelos livros de autoajuda.

A obra é uma cachaça e uma crítica a ditadura da beleza, claro, em alguns momentos da um dó da Ju, mas por outro lado, casos de amor que não dão certo e que duram menos de uma noite, não é prioridade das feias. Acontece com todo mundo, só não acontece com quem não faz sexo e vive no celibato. Mas enfim, a leitura vale a pena e o melhor: se prepara pra rir!

O livro é tão bacana que virou peça de teatro. O monólogo adaptado por Julia Spadaccini e dirigido e protagonizado pelo queridíssimo, competente e engraçado ator Otávio Muller, o Djalma de Tapas e Beijos, que completa 30 anos de carreira este ano, estreou em São Paulo e vai virar filme, segundo o site de notícias G1. Jucianara no teatro vira Maricleide e fica em cartaz até dia 2 de março. E eu aqui… Estou louca para saber quando a peça vira para Porto Alegre?!

avidasexualdamulherfeia

 

Serviço:

A Vida Sexual da Mulher Feia

Cláudia Tajes

Editora: L&PM Pocket

Preço de capa: R$ 16,90

Eu dei uma pesquisada e encontrei na Saraiva. Tem também a versão digital por R$ 13,00

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *