05-10 2014

Eu tenho lido: Casados com Paris

por Cris Lavratti

Dica publicada na minha coluna no portal Eu Tenho Visto

Na noite passada, acabei de ler o Best-seller do New York Times, Casados com Paris, de Paula McLain. O livro conta a história do jovem casal Hemingway, nos anos 20 em Paris (1920).

A autora mergulha fundo na vida emocional dos personagens, como ela própria diz, e lança uma nova luz sobre os acontecimentos históricos, permanecendo fiel aos fatos.

O livro tem a voz de Hadley, a primeira esposa e grande amor de Hemingway. A narrativa acontece em forma de diário, recheada de confidências. Nada escapa do olhar atento da autora que buscou suas fontes em muitas obras que relatavam os loucos anos 20 e a vida do casal, bem como a correspondência entre Hadley e Ernest Hemingway e os originais manuscritos deste grande escritor norte-americano.

Há uns dois anos, eu li: O Sol Também se Levanta, o primeiro romance dele e não posso esconder a minha felicidade quando percebi que no decorrer de Casados em Paris, Hadley descreve as histórias das touradas na Espanha, exatamente como na obra prima de Ernest, com uma única diferença: o nome dos personagens. Poder fazer esta associação, foi uma experiência e tanto.

O livro me absorveu intensamente, foi quase impossível desgrudar. Como mulher e amante do universo feminino, cheio de mistérios e contravenções, tornei Hadley minha melhor amiga. Era como se ela sussurrasse em meus ouvidos os segredos mais íntimos e mais sórdidos da vida dos dois.

Um era a força do outro e nestes dias, foram a minha força também. Quando desmoronaram, me senti caindo junto, a cada página eu torcia para que ambos ficassem bem. Estava apaixonada pelos dois.

Foi um deleite tê-los em minha companhia e me despedir dos Hemingway não está sendo tarefa fácil. Este livro é uma dica que vem do fundo do meu coração. Será que vocês conseguem ouvir as batidas?

Meu próximo passo é ir até a livraria mais próxima e comprar Paris é uma Festa, o livro em que o próprio Hemingway narra a história dele com Hadley!

casados_com_paris1
Serviço:
Casados com Paris
Paula McLain
Editora Nova Fronteira
Preço de Capa: R$ 39,90

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *