13-04 2015

Eu tenho lido: Com as Mãos Cheias de Céu

por Cris Lavratti

Dica publicada na minha coluna no portal Eu Tenho Visto

Um livro vencedor do Prêmio Elita Ferreira, da Academia Pernambucana de Letras: “Com as Mãos Cheias de Céu”, de Lygia Boudoux.

A história da garotinha Layla e do seu gatinho Virgílio é uma deliciosa viagem ao mundo da imaginação. A autora, com total sutileza, narra um misto de sonho, pesadelo, ou será realidade?, onde a dupla de amigos inseparáveis viajam no tempo das histórias contadas pela a avó de Layla. Chapeuzinho Vermelho, Capitão Gancho, A Bela Adormecida, Alice no País das Maravilhas e por aí vai.

E é aí que está a sutileza, conseguimos identificar as histórias na lembrança. Lygia conta um pequeno detalhe e a nossa memória da infância vem a tona, junto com aquele sorriso de canto, que revela um pensamento silencioso dizendo assim:

ah, eu lembro, esse só pode ser o Saci Pererê.

Durante a viagem, cenas que trazem medo e alegria se confundem e Layla tem a impressão de os personagens serem familiares. Até que ela consegue satisfazer seu maior desejo que é conhecer o céu.

Ao final deste sonho ou pesadelo ou realidade, ela é acordada pela sua avó que a chama para cortar o bolo de seu aniversário de sete anos e a surpresa acontece: ela acorda com as mãos cheias de céu. E aí, será que foi sonho mesmo?

A delicadeza está na mensagem que Lygia nos brinda, ela mostra o quanto todas essas histórias da infância são capazes de nos fazer voar e nos levar por mundos inimagináveis, o quanto cada uma é especial e como podemos aprender com elas. E o principal, o quanto a leitura é um hábito saudável e para a vida toda.

As ilustrações são de Milena Assunção.

capa_LygiaBoudoux
Serviço:
Com as Mãos Cheias de Céu
Preço de capa: R$ 25,00
Editora: Lygia Boudoux

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *