Dica publicada na minha coluna no portal Eu Tenho Visto
Um livro vencedor do Prêmio Elita Ferreira, da Academia Pernambucana de Letras: “Com as Mãos Cheias de Céu”, de Lygia Boudoux.
A história da garotinha Layla e do seu gatinho Virgílio é uma deliciosa viagem ao mundo da imaginação. A autora, com total sutileza, narra um misto de sonho, pesadelo, ou será realidade?, onde a dupla de amigos inseparáveis viajam no tempo das histórias contadas pela a avó de Layla. Chapeuzinho Vermelho, Capitão Gancho, A Bela Adormecida, Alice no País das Maravilhas e por aí vai.
E é aí que está a sutileza, conseguimos identificar as histórias na lembrança. Lygia conta um pequeno detalhe e a nossa memória da infância vem a tona, junto com aquele sorriso de canto, que revela um pensamento silencioso dizendo assim:
ah, eu lembro, esse só pode ser o Saci Pererê.
Durante a viagem, cenas que trazem medo e alegria se confundem e Layla tem a impressão de os personagens serem familiares. Até que ela consegue satisfazer seu maior desejo que é conhecer o céu.
Ao final deste sonho ou pesadelo ou realidade, ela é acordada pela sua avó que a chama para cortar o bolo de seu aniversário de sete anos e a surpresa acontece: ela acorda com as mãos cheias de céu. E aí, será que foi sonho mesmo?
A delicadeza está na mensagem que Lygia nos brinda, ela mostra o quanto todas essas histórias da infância são capazes de nos fazer voar e nos levar por mundos inimagináveis, o quanto cada uma é especial e como podemos aprender com elas. E o principal, o quanto a leitura é um hábito saudável e para a vida toda.
As ilustrações são de Milena Assunção.
Serviço:
Com as Mãos Cheias de Céu
Preço de capa: R$ 25,00
Editora: Lygia Boudoux
Deixe uma resposta