06-10 2014

Eu tenho lido: Fim

por Cris Lavratti

Dica publicada na minha coluna no portal Eu Tenho Visto

Acabei de ler a última página de FIM, uma comédia carioca de costumes e a estreia de Fernanda Torres na literatura. Confesso que sou fã de carteirinha da talentosa e bem humorada atriz que traz a arte no DNA. E realmente, a obra é uma delícia. Para ler em uma sentada.

FIM se passa em Copacabana, o último refúgio para quem viveu a ditadura e a liberação da coisa. Com muito sexo, algemas, cinta-liga e uma boa dose de antidepressivos, que entraram em voga na época. Adicionado a isso tudo: pó, baseado e outras pílulas da magia ilusória de ser mais do que se é. Sem falar no comprimidinho azul dos sonhos de dureza da galera que se acabava aos poucos, mas com intensidade.

O livro conta as aventuras e desventuras de cinco amigos, companheiros de praia, de bloquinhos de carnaval e de vadiagem. Cinco histórias que se cruzam de forma arrebatadora e com um movimento incrível, ganhos, perdas, ilusões, dores, amores, vinganças. A vida como ela é, cheia de altos e baixos, cadente, oscilante e plena, de alguma forma.

A narrativa traz uma dose forte de fluxo de consciência e deixa o leitor sem fôlego. A descrição das cenas é tão rica que uma epifania se faz presente com a manifestação dos personagens, cenários, encantos e desencantos. Fernanda nos dá a capacidade de visualizar, criar formas, cores, corpos, lábios e cheiros.

A única contraindicação de FIM é não ler antes de dormir, no fim do dia, brincadeiras à parte, você poderá perder o sono.

 fim_capa

Serviço:
Fim
Fernanda Torres
Editora Companhia das Letras

Preço de capa: R$ 34,50

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *