Eu tenho lido: Perdas e Ganhos

Dica publicada na minha coluna no portal Eu Tenho Visto

Se existe um livro, que todos deveriam ter na cabeceira, este livro é Perdas e Ganhos, da gaúcha Lya Luft. Um ensaio não acadêmico sobre a vida, sobre as relações de amor e família. Na obra, a autora, se entrega ao leitor, quase nua e inteira. Ela abre o coração e compartilha com a gente o que aprendeu com as experiências ao longo da vida, as trocas que teve em debates e grupos dos quais participa.

É claro, que a vida não tem receita, os fatos se desenrolam a nossa frente e nós temos que simplesmente ir adiante, fazer as nossas escolhas e desfrutar do néctar diário. Mas  nesta obra, com total clareza, ela consegue tornar a vida um aquário de águas limpas e transparentes. Debruçando sobre temas tão cotidianos que a identificação acontece no mesmo instante em que estamos lendo. Nem todos somos pais, mas todos somos filhos. Todos nos relacionamos com alguém de alguma forma, inclusive com a gente mesmo.

E este livro, que a partir de agora será meu fiel escudeiro, abre o jogo, livre de artimanhas. As dúvidas comuns acerca do novo, do velho e do hoje, são despidas com tamanho cuidado, que acalentam o coração.

 A vida se renova diariamente à nossa frente, mas insistimos em permanecer com os olhos vendados. É como se estivéssemos velando os dias, sem bebê-lo com vontade. Mário Quintana, já disse para não comer a vida de garfo e faca, ele avisou: LAMBUZEM-SE. E a Lya, com a clareza que lhe é característica, nos traz alguns caminhos bem desenhados de lambuja.

Minha gratidão eterna. Pois por mais que saibamos sobre como devemos agir, continuamos nos perdendo e um norte sempre é motivo de celebração, afinal a vida é feita de perdas e ganhos.

perdaseganhos
Serviço:
Perdas e Ganhos
Lya Luft
Editora Record
Preço de capa: R$32,00

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *